P.S.: Minha equipe está toda com Ilka. Gostaria muitíssimo de continuar com o mesmo tema. Alguém quer trabalhar comigo?
Resumo:
A ênfase atual no ideal de magreza, no culto ao corpo e em padrões de beleza socialmente imposto põe o excesso de peso fora de moda. Mas a obesidade e o sobrepeso são uma epidemia mundial devido ao excesso de ingestão calórica e insuficiente gasto energético. Aproximadamente 95% das pessoas acima do peso que seguem dieta para emagrecer fracassam na manutenção de um corpo mais magro, principalmente quando se trata de perder poucos quilos, a exemplo das pessoas com sobrepeso. Esta falta de adesão a dietas de restrição calórica pode ser resultado da insuficiência das recomendações dos médicos e dos nutricionistas e da ineficácia dos tratamentos cognitivo-comportamentais no sentido de ajudar na mudança de comportamentos alimentares. O estudo propõe uma ponte entre a psicanálise e a medicina na questão de aderência a dietas e redução de peso através da implicação do sujeito em sua reeducação alimentar e na manutenção de hábitos saudáveis como estilo de vida.
O delineamento da pesquisa constitui-se de um levantamento do comportamento alimentar pela interrogação direta através de um questionário semi-estruturado a uma amostra aleatória de trinta alunos da UFBA com idades em 18 e 25 anos nos variados campi. A coleta de dados será feita através de uma pesquisa do comportamento alimentar, pois interessa arrolar comportamentos destes estudantes, assim como seu empenho em aderir dietas para redução de peso corpóreo. Após o arrolamento destes comportamentos, a análise dos dados será realizada em duas etapas: primeiramente, será feita uma análise quantitativa a fim de avaliar se a aderência é maior em pessoas que precisam perder mais peso. Depois, após a categorização destes comportamentos, será feita uma análise qualitativa dessas categorias, tendo como base a Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud.
A coleta de dados será feita através de uma entrevista semi-estruturada através de um questionário com perguntas pré-definidas que orientam as informações que o estudo objetiva coletar, além de permitir que o entrevistado possa ir além do que foi solicitado, se expressando livremente, permitindo aos pesquisadores uma idéia mais ampla acerca das respostas obtidas. O questionário consta de 10 (dez) perguntas abertas alistadas em anexo.
Análise de dados
A análise das respostas será feita em duas etapas. Na primeira etapa, será feita uma análise quantitativa das respostas, categorizando os aspectos e/ou palavras que aparecem com maior freqüência em cada questão. Após a análise destes comportamentos e o agrupamento em categoria, a segunda etapa consistirá na análise qualitativa destas categorias, tendo como base a Teoria Psicanalítica de Sigmund Freud.
segunda-feira, 3 de março de 2008
Assinar:
Comentários (Atom)